quinta-feira, 1 de julho de 2010

Minha AÇÃO

Você já fez algo que demonstra que você já é um Guerreiros Sem Armas? Conte para nós!

Observo, aprendo... o que posso fazer quando ocorre uma situação de calamidade, a exemplo destas imagens recentes na enchente de Palmares...

Estou conscientizado na relação e tratamento com o meio ambiente. Agindo com inteligência em relação aos resíduos domésticos, a coleta seletiva, estudando maneiras de reciclar.

Compor / decompor = criar / recriar... Desde o ano passado participo como voluntário convidado pela Universidade de Guarulhos no grupo gestor referente as atividades abaixo...

CONISESA
Treze municípios situados no entorno das Rodovias Fernão Dias e Dom Pedro integram o Circuito Turístico entre Serras e Águas.

Situada entre a Capital, o Vale do Paraíba e a divisa com o estado de Minas Gerais, a região é caracterizada pela presença de serras e recursos hídricos, como rios, cachoeiras e represas. Dispõe de grande variedade de atrativos como museus, monumentos históricos, balneários, represas, cachoeiras, parques ecológicos, trilhas, serras, mirantes e parques naturais. Culturalmente estes municípios também são ricos em manifestações como festas, religiosas ou não, danças típicas, música, comidas especiais e artesanato.

O circuito é uma parceria do Sebrae-SP com a Agência de Desenvolvimento Regional, Unicidades, que reúne os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Guarulhos, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

O Estado de São Paulo é o maior pólo emissor de turismo do país e, de acordo com a missão da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do estado de São Paulo, o objetivo é também firmar o estado como destino turístico por meio do desenvolvimento do turismo sustentável, trazendo propostas de melhorias sócio-econômicas e ambientais.

O projeto do circuito entre Serras e Águas atende esta meta, uma vez que através dos diagnósticos realizados pelos consultores do Sebrae-SP em cada um dos municípios participantes foram detectadas necessidades e potencialidades para a construção de uma proposta local, sempre buscando o crescimento da atividade econômica com a preservação ambiental.

Existem cerca de 1150 estabelecimentos na região com características de empreendimento do setor, de acordo com o primeiro levantamento realizado pelos técnicos, compreendendo propriedades rurais e urbanas com potencial de recursos turísticos, produtos atrativos em operação, empreendimentos de hospedagem e alimentação, negócios culturais, agências de turismo, grupos organizados de artesãos e comércio de produtos diferenciados de atratividade turística.

Segundo o consultor Sérgio Sakai, o projeto está previsto para ser realizado em três anos e prevê um crescimento de 30% do fluxo de turistas no circuito até dezembro de 2010 e ainda o aumento em um dia a mais na permanência do turista na região, uma vez que a cidade de Guarulhos, por abrigar grande rede hoteleira e o aeroporto internacional, é caracterizada pela recepção de turismo de negócios.

A idéia é dar visibilidade aos atrativos da região, fazendo com que este turista permaneça mais tempo para desfrutar destes produtos.

Para atingir estes resultados algumas metas foram estabelecidas, como implantação de sinalização turística na zona urbana e rural, estruturar cinco pontos de venda de produtos artesanais com aumento de 20% no número de peças vendidas até 2009 e a formatação dos seguintes roteiros temáticos: rural, náutico, histórico-cultural, religioso, gastronômico e corporativo.

De acordo com André Fachine, técnico do Sebrae-SP em Guarulhos, para que estes resultados sejam atingidos é necessário investir na capacitação dos empresários e administradores, na área de gestão de negócios e também dos profissionais operacionais das áreas de hospedagem, alimentação e serviços ligados ao turismo.

Para a representante do Comtur de Guarulhos, Josefa Leôncio, este projeto será um sucesso, pois os treze prefeitos estão envolvidos e têm o mesmo objetivo. O diretor do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Adam Kubo ressaltou a importância do envolvimento de todos, empresários, artesãos e poder público, "este momento é o início de um grande projeto para a região", concluiu.

As apresentações já acorreram nas cidades de Guarulhos, Pedra Bela, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã e Pinhalzinho, até o final do mês deve acontecer em Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

Fátima Gamallo
Mtb 15928 - Assessora de Comunicação
Tel:(55 12) 3949-1590 / 3204-8722 Cel: (55 12) 9149-9005
E-mail: fatima.gamallo@andreolimsl.com.br

NÃO CONFUNDA COM O PROJETO ENTRE ÀGUAS & SERRAS...

Comunidade já aprovou o zoneamento da APA Bacia de Macacu O plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu, principal produto do projeto Entre Serras & Águas, está em fase final de elaboração.

No último trimestre, a proposta de zoneamento da APA, elaborada de forma participativa desde o ínicio, foi submetida á avaliação da população da região e ratificada sem ressalvas. A abordagem propositiva, que respeitou as atividades já consolidadas desse unidade de uso sustentável, conseguiu realçar a importância de se conservar os recursos naturais.

Objetivos da APA foram bem assimilados pelas populações rural e urbana da bacia, comenta Gabriela Viana, coordenadora do IBio para o corredor da Serra do Mar.

Financiado pelo PDA/MMA, o plano de manejo da APA Bacia do Macacu será entregue pelo IBio ao IEF-RJ, gestor da unidade. Para a próxima etapa a equipe do IBio prepara a elaboração de planos setoriais específicos para a APA. Esses planos são ferramentas fundamentais para a gestão da unidade, diz Alexandre Copello, técnico ambiental do IBio.

O projeto O projeto Caminhos da Sustentabilidade, destinado à conservação da biodiversidade na bacia hidrográfica Guapi-Macau, entra na fase de mobilização de atores de uma área piloto para proteção de recursos hídricos, recuperação de áreas de preservação permanente (APP) e Reservas Legais.

A área-piloto situada na comunidade de São José da Boa Morte (a leste da Baía da Guanabara), destaca-se por acolher o maior assentamento rural do Incra no estado. O projeto apoiado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, fornecerá informações e motivará os produtores rurais a adequarem suas propriedades ao Código Florestal, recuperando APP e delimitando Reservas Legais.

A equipe da IBio se prepara para realizar um estudo de caso para validação de uma ferramenta que poderá auxiliar todas as tomadas de decisão da Petrobrás no estado do Rio de Janeiro. O sistema reúne diversas informações socioambientais detalhadas que agilizam o trabalho das equipes técnicas da companhia.

Em breve, os empreendimentos da Petrobrás no estado do Rio de Janeiro poderão contar com o auxílio de um software que permitirá o cruzamento de informações ambientais de todo o território. A base inclui por exemplo , a localização das espécies endêmicas ou ameaçadas, áreas de remanescentes florestais e os perímetros das unidades de conservação, inclusive das municipais e das particulares.

Instituto Bioatlântica



Reunião em Guarulhos define consórcio intermunicipal

Prefeitos e representantes de 11 cidades se reuniram nesta segunda-feira (11), em Guarulhos, para finalizar o protocolo de intenções para a criação do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). “Até o final desse ano, o consórcio sai do papel, o que vai contribuir, e muito, para o desenvolvimento de projetos e parcerias em uma região que hoje possui mais de três milhões de habitantes”, afirmou o prefeito Sebastião Almeida.

O protocolo de intenções para a formação do consórcio será enviado para a análise do departamento jurídico das 11 cidades que compõem a Amat (Associação dos Municípios do Alto Tietê). “Vamos fazer tudo com transparência e com a anuência de todos os municípios interessados na formação do consórcio”, afirmou Almeida, que é o atual vice-presidente da Amat.

A Associação de Municípios do Alto Tietê é composta por Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Biritiba Mirim. Com a formação do consórcio, as prefeituras ganharão autonomia para a definição e realização de projetos em conjunto.

“No ABC, o consórcio já funciona muito bem e serviu de exemplo para a implantação da iniciativa no Alto Tietê”, explicou o presidente da Amat e prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Jorge Abssamra.

A reunião dessa segunda-feira contou com a participação do senador Aloízio Mercadante. Ele anunciou aos prefeitos e representantes das cidades a realização de um evento no dia 19 de junho, em Guarulhos, com membros do alto escalão do Governo Federal. “Vamos trazer nosso primeiro time para conversar com os prefeitos e tirar dúvidas sobre projetos do Governo Federal”, disse o senador.

Segundo Mercadante, o encontro reunirá representantes dos ministérios das Cidades, Turismo, Saúde, Esportes, Educação, além da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Eles vão avaliar projetos novos e tentar destravar iniciativas que estejam paralisadas”, destacou o senador.

Para a reunião do dia 19/6, serão convidados os prefeitos da Agência Regional de Desenvolvimento Unicidades, composta por cidades localizados no eixo Fernão Dias, como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.






Você já fez algo que demonstra que você já é um Guerreiros Sem Armas? Conte para nós!


Nenhum comentário:

Curso de MILAGRES completo arquivos.PDFs

http://www.4shared.com/document/3dLmU741/milagresCURSO.html http://www.4shared.com/document/hfJopBjU/milagresGLOSSARIO.html http://www.4shared.com/document/30U3lQdD/milagresMANUAL.html http://www.4shared.com/document/QQfk3ti4/milagresPREFACIO.html 5ª Dimensão http://www.4shared.com/document/2NU2xNeS/5dimenso.html

No You, It´s 4shared