sexta-feira, 30 de abril de 2010

Instituto Elos

O Instituto Elos é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas.

Acreditamos que mudanças positivas e duradouras nas comunidades têm que vir de dentro da comunidade em vez de ter uma forma “assistencialista”. O foco do nosso trabalho é ajudar comunidades a liberar sua energia latente, seus recursos e sua confiança.

Comunidades podem se ajudar melhor se forem inspiradas por um espírito empreendedor empoderador e trabalharem de forma coletiva para o bem comum. No processo de trabalhar juntos, se inicia o trabalho lento de consertar o tecido social, restabelecer uma conexão com a sociedade e sentido cidadão, e transformar o desespero em orgulho e independência.

Focamos nossas ações nas raízes da desesperança, desempoderamento e desintegração social, particularmente em comunidades marginalizadas. Nosso propósito é Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.

Localmente, trabalhamos intensivamente com comunidade carentes no litoral paulista. Para estender nosso alcance e impacto, também fazemos dois tipos de programas: jogos OASIS, dois dias para comunidades inteiras e uma programa vivencial de 30 dias de treinamento, Guerreiros Sem Armas, para jovens lideranças comunitárias do mundo inteiro.

Todas as nossas atividades proporcionam experiências e desafios que cultivam habilidades, confiança, e atitudes empoderadas. As pessoas saem inspiradas para agir nas suas comunidades e equipados com técnicas para trabalhar juntas, de forma cooperativa.

Investimos muito tempo em um número pequeno de pessoas, e esses esforços iniciais reverberam pela comunidade de cada pessoa. É um tipo de acupuntura social – intervenções pequenas podem resultar em um impacto grande.

http://www.guerreirossemarmas.net/

O Guerreiro Sem Armas é um curso, mas muito diferente das formas tradicionais de ensino que pode ter tido contato. Aqui você coloca a mão na massa, vê um sonho coletivo de um mundo melhor se transformar em realidade, em 30 dias!

Como transformamos um sonho em realidade

1.Aprendemos a olhar a abundância onde muitos vêem escassez;
2.Criamos o afeto antes do medo;
3.Valorizamos o sonho como a melhor base da mudança;
4.Caminhamos junto cuidando de nós mesmos, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo;
5.Garantimos que o resultado é extraordinário, na forma de um presente para si e para os outros;
6.Reconhecemos e celebramos a contribuição de cada um na conquista coletiva.

Não é fácil explicar tudo isso em palavras. A metodologia que o Instituto Elos desenvolveu parte da idéia central que podemos mudar o mundo já com os recursos que dispomos e muitas vezes nem sabemos. Entender que é hora de mudar nossa percepção de como é colaborar de forma verdadeiramente coletiva para a construção de um mundo melhor e com muito prazer. Para isso, usamos o conhecimento global de todos que estão direta e indiretamente envolvidos e no final de um mês, transformamos um sonho coletivo numa realidade melhor do que imaginamos.

Todo mundo quer e pode transformar o mundo! E isso será possível se pudermos fazê-lo de livre e espontânea vontade, sem sofrimento, e com a segurança de que nossos esforços estão sendo efetivos!

A reação diante das grandes tragédias – como a seca no Nordeste, o Tsunami na Ásia ou a fome na África – prova que o ser humano é solidário por natureza. É difícil manter-se imune à comoção dos acontecimentos mundiais e o desejo primeiro é poder fazer algo, como mandar algum alimento, remédio ou mesmo dinheiro. Porém, muitas vezes, ficamos conformados ao assistir, passivamente, ao sofrimento dos que estão tão longe de nós. O desafio passa a ser, então, olhar em nossa volta, perceber que há muito que fazer no lugar onde estamos e começar a transformação aqui e agora!

Nossa forma de trabalhar está direcionada justamente para que a solidariedade aconteça também no cotidiano das relações sociais, na realidade que nos cerca.

Nossa metodologia passa pelas seguintes etapas: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Presente, a Celebração

O Olhar – o exercício e cultivo de uma visão apreciativa sobre a comunidade (grupo) e seu ambiente, com vistas a criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades. Bem como, identificar e valorizar a presença e o potencial de contribuição de cada pessoa.

O Afeto – o estímulo para o estabelecimento de relações afetivas entre as pessoas propiciando o surgimento da confiança e do cuidado mútuo, elementos que alimentam e fortalecem o trabalho coletivo. O exercício da escuta é uma habilidade essencial dessa disciplina

O Sonho – propiciar o espaço e a relação adequados para a expressão das melhores e mais profundas aspirações que todos temos. Construir uma imagem do melhor que gostaríamos de realizar transcendendo a prática comum de identificar problemas. Normalmente quanto mais genuíno, profundo e precioso é o sonho mais apoio ele tem por parte de toda a comunidade.

O Cuidado – o planejamento cuidadoso de estratégias e projetos que realizarão amplamente as expectativas de um conjunto de sonhos comuns. Respondendo a questão de como caminhar juntos cuidando de si, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo.

O Milagre – a ação do coletivo motivado pelas suas melhores qualidades e habilidades, munido da abundância de recursos existentes na comunidade, confiante pelos laços afetivos que o unem e motivado por seus melhores sonhos comuns. É um presente fora do comum que você dá a si e ao outro.

A Celebração – o reencontro após a jornada de ação para partilhar a alegria da realização conjunta, reconhecer e celebrar a contribuição de cada um na conquista coletiva. É quando a realização física e a experiência vivida ganham ainda mais sentido porque estão alimentando a celebração da vida.

Adoraríamos fazer um Guerreiro Sem Armas que não tivesse limite de participantes. Infelizmente não é possível, pois a estrutura e as comunidades envolvidas têm a capacidade de acolher 60 pessoas.

Para resolver a questão, criamos uma forma de seleção que acontece através de um jogo online chamado o CAMINHO DO GUERREIRO.

Você vai perceber que antes de chegar até aqui, poderá fazer muita coisa para mudar a si, ao outro e o mundo que te cerca.

Tudo na vida tem um custo
O custo por participante é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Este valor cobre a participação integral nas atividades do programa, além de despesas de alojamento, deslocamento interno e alimentação (café da manhã e jantar). O almoço será realizado na comunidade por conta do participante (custo médio em torno de R$ 6,00 por refeição).

Os participantes devem levar roupa de cama e banho, repelente, itens de higiene pessoal, roupa de guerra, um traje típico do seu local de origem, um traje social, câmera fotográfica e filmadora (opcionais), material de desenho. Precisa de apoio para participar? Não desista antes de tentar!

A etapa de seleção é isenta de taxas. Depois, se você for selecionado e tiver limitações financeiras, estimulamos a captação de recursos e parcelamento do pagamento. Confiamos que encontraremos uma solução junto com você. Nossa meta é que ninguém fique de fora por razões econômicas.

Pré-inscrição
Se você tiver interesse em participar, preencha o formulário, para fazer sua pré-inscrição e receber por email o aviso do começo do jogo Caminho do Guerreiro III.

Quando é o próximo Guerreiro Sem Armas - Em janeiro de 2011

Onde?
Em comunidades localizadas na Baixada Santista, litoral de São Paulo (BR)

Nenhum comentário:

Curso de MILAGRES completo arquivos.PDFs

http://www.4shared.com/document/3dLmU741/milagresCURSO.html http://www.4shared.com/document/hfJopBjU/milagresGLOSSARIO.html http://www.4shared.com/document/30U3lQdD/milagresMANUAL.html http://www.4shared.com/document/QQfk3ti4/milagresPREFACIO.html 5ª Dimensão http://www.4shared.com/document/2NU2xNeS/5dimenso.html

No You, It´s 4shared