terça-feira, 27 de julho de 2010
120. LIÇÕES 109 E 110.
109. Eu descanso em Deus.
Eu descanso em Deus hoje e deixo que Ele trabalhe em mim e através de mim enquanto descanso Nele em quietude e perfeita certeza.
110. Eu sou como Deus me criou.
Eu sou o Filho de Deus. Hoje deixo de lado todas as ilusões doentias sobre mim mesmo e permito que meu Pai me diga Quem eu realmente sou.
Para a hora:
Eu descanso em Deus.
Para a meia-hora:
Eu sou como Deus me criou.
119. LIÇÕES 107 E 108.
107. A verdade corrigirá todos os erros na minha mente.
Estou equivocado quando penso que posso ser ferido de qualquer modo. Eu sou o Filho de Deus, cujo Ser descansa com segurança na Mente de Deus.
108. Dar e receber são um só na verdade.
Perdoarei todas as coisas hoje para que eu possa aprender como aceitar a verdade em mim e venha a reconhecer a minha impecabilidade.
Para a hora:
A verdade corrigirá todos os erros na minha mente.
Para a meia-hora:
Dar e receber são um só na verdade.
118. LIÇÕES 105 E 106.
105. A paz e a alegria de Deus são minhas.
Hoje aceitarei a paz e a alegria de Deus, trocando-as com contentamento por todos os substitutos que tenho feito para a felicidade e a paz.
106. Que eu me aquiete e escute a verdade.
Que a minha fraca voz se cale e permita-me ouvir a poderosa Voz pela própria Verdade assegurar-me que eu sou o Filho perfeito de Deus.
Para a hora:
A paz e a alegria de Deus são minhas.
Para a meia-hora:
Que eu me aquiete e escute a verdade.
117. LIÇÕES 103 E 104.
103. Deus, sendo Amor, é também felicidade.
Que eu me lembre que amor é felicidade, e nada mais traz alegria. Então escolho não receber nenhum substituto para o amor.
104. Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.
O Amor é a minha herança, e com ele a alegria. Estas são as dádivas que meu Pai me deu. Eu quero aceitar tudo o que é meu na verdade.
Para a hora:
Deus, sendo Amor, é também felicidade.
Para a meia-hora:
Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.
116. LIÇÕES 101 E 102.
101. A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
A Vontade de Deus é a felicidade perfeita para mim. E eu só posso sofrer se acreditar que há outra vontade à parte da Dele.
102. Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.
Eu compartilho a Vontade de Deus para mim, seu Filho. O que Ele me deu é tudo o que eu quero. O que Ele me deu é tudo o que existe.
Para a hora:
A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
Para a meia-hora:
Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim.
115. LIÇÕES 99 E 100.
99. A salvação é a minha única função aqui.
A minha função aqui é perdoar o mundo por todos os erros que tenho feito. Pois assim sou liberado de todos eles com todo o mundo.
100. A minha parte é essencial no plano de Deus para a salvação.
Eu sou essencial ao plano de Deus para a salvação do mundo. Pois ele me deu o Seu plano para que eu possa salvar o mundo.
Para a hora:
A salvação é a minha única função aqui.
Para a meia-hora:
A minha parte é essencial no plano de Deus para a salvação.
114. LIÇÕES 97 E 98.
97. Eu sou espírito.
Eu sou o Filho de Deus. Nenhum corpo pode conter meu espírito, nem me impor uma limitação que Deus não criou.
98. Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.
O que pode ser minha função senão aceitar o Verbo de Deus, Que me criou quanto ao que eu sou e serei para sempre?
Para a hora:
Eu sou espírito.
Para a meia-hora:
Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.
113. LIÇÕES 95 E 96.
95. Eu sou um único Ser, unido ao meu Criador.
A serenidade e a paz perfeita são minhas, porque eu sou um Ser completamente íntegro, em unidade com toda a criação e com Deus.
96. A salvação vem do meu único Ser.
Do meu único Ser, Cujo conhecimento permanece ainda dentro da minha mente, eu vejo o plano perfeito de Deus para a minha salvação perfeitamente cumprido.
Para a hora:
Eu sou um único Ser, unido ao meu Criador.
Para a meia-hora:
A salvação vem do meu único Ser.
112. LIÇÕES 93 E 94.
93. A luz, a alegria e a paz habitam em mim.
Eu sou o lar da luz, da alegria e da paz. Eu lhes dou boas-vindas no lar que compartilho com Deus, porque eu sou uma parte Dele.
94. Eu sou como Deus me criou.
Permanecerei para sempre como fui, criado pelo Imutável como Ele Mesmo. Eu sou um com Ele e Ele comigo.
Para a hora:
A luz, a alegria e a paz habitam em mim.
Para a meia-hora:
Eu sou como Deus me criou.
111. LIÇÕES 91 E 92.
91. Milagres são vistos na luz.
Eu não posso ver na escuridão. Que a luz da santidade e da verdade ilumine a minha mente e me permita ver a inocência interior.
92. Milagres são vistos na luz, e a luz e a força são uma só.
Eu vejo através da força, a dádiva de Deus para mim. A minha fraqueza é a escuridão que a dádiva de Deus dissipa, dando-me a Sua força para tomar o seu lugar.
Para a hora:
Milagres são vistos na luz.
Para a meia-hora:
Milagres são vistos na luz, e a luz e a força são uma só.
Revisão III
INTRODUÇÃO
1. A nossa próxima revisão começa hoje. Revisaremos duas das lições recentes a cada dia durante dez dias sucessivos de prática.
Observaremos uma forma especial para estes períodos de prática, e a ti é recomendado com insistência que a sigas o mais fielmente possível. Compreendemos, é claro, que talvez te seja impossível empreender o que é sugerido aqui como o melhor a cada dia e a cada hora do dia. O aprendizado não ficará prejudicado se perderes um período de prática por ser impossível para ti na hora indicada.
Também não é necessário que faças esforços excessivos para certificar-te de que estás acompanhando em termos de números. Rituais não são o nosso objetivo e derrotariam a nossa meta.
2. Mas o aprendizado será prejudicado se pulares um período de prática por não estares disposto a dedicar a isso o tempo que se pede que dês. Não te enganes a respeito. A falta de disponibilidade pode estar cuidadosamente escondida por trás de um disfarce feito de situações que não podes controlar. Aprende a distinguir as situações pouco favoráveis para a tua prática daquelas que estabeleces para manter uma camuflagem para a tua falta de disponibilidade.
3. Os períodos de prática que perdeste porque não quiseste fazê-los, qualquer que tenha sido a razão, devem ser feitos assim que tiveres mudado a tua mente quanto à tua meta. Não terás vontade de cooperar na prática da salvação somente se ela interferir com metas que valorizas mais. Quando retirares o valor que lhes deste, deixa que os teus períodos de prática substituam as tuas litanias a elas. Elas nada te deram. Mas a tua prática pode te oferecer tudo. Assim, aceita o que ela te oferece e fica em paz.
4. A forma que deves usar para estas revisões é essa: dedica cinco minutos duas vezes por dia ou mais se preferires, a considerar os pensamentos que são indicados. Lê as idéias e os comentários que estão escritos para o exercício de cada dia. Em seguida, começa a pensar sobre eles, deixando que a tua mente os relacione com as tuas necessidades, os teus problemas aparentes e todas as tuas preocupações.
5. Põe as idéias na tua mente e deixa-a usá-las como ela escolher. Deposita a tua fé de que ela as usará com sabedoria, pois nas suas decisões terá a ajuda Daquele Que deu os pensamentos a ti. Em que mais podes confiar, senão no que está na tua mente?
Tem fé nestas revisões, o meio que o Espírito Santo usa não falhará. A sabedoria da tua mente virá em teu auxílio. Dá a direção no início, em seguida recosta-te em quietude e com fé e deixa a tua mente empregar os pensamentos que tu lhe deste, pois eles te foram dados para que ela os use.
6. Eles te foram dados em perfeita confiança, com perfeita segurança de que farás bom uso deles, com fé perfeita de que verás as suas mensagens e as usarás para ti mesmo. Oferece-as à tua mente com o mesmo crédito, confiança e fé. Ela não falhará.
Ela é o meio escolhido pelo Espírito Santo para a tua salvação. Uma vez que ela tem o Seu crédito, não há dúvida de que o Seu meio tem que merecer o teu também.
7. Enfatizamos os benefícios que terás se dedicares os primeiros cinco minutos do dia às tuas revisões e também se lhes deres os últimos cinco minutos de vigília do teu dia. Se isso não for possível, tenta pelo menos dividi-los de tal forma que empreendas uma revisão pela manhã e a outra durante a última hora antes de ires dormir.
8. Os exercícios a serem feitos ao longo do dia são igualmente importantes e talvez até de maior valor. Tens estado inclinado a praticar apenas nos horários indicados e depois seguir o teu caminho para outras coisas sem aplicar a elas o que aprendeste.
Como resultado, os reforços que ganhaste foram poucos e não deram ao teu aprendizado uma chance justa para provar o quanto é grande o teu potencial de dádivas para ti. Eis aqui uma outra chance para fazeres bom uso dele.
9. Nestas revisões, enfatizamos a necessidade de não deixares que o teu aprendizado seja em vão entre os teus períodos de prática mais prolongados. Tenta dar às tuas duas idéias diárias uma revisão breve, mas séria a cada hora. Usa uma delas exatamente na hora e a outra meia hora mais tarde. Não é preciso dar mais do que apenas um momento a cada uma. Repete-a e deixa a tua mente descansar por pouco tempo em silêncio e em paz. Em seguida, volta-te para as outras coisas, mas tenta conservar o pensamento contigo e deixa-o servir também para ajudar-te a manter a tua paz ao longo do dia.
10. Se ficares perturbado, pensa nele novamente. Estes períodos de prática são planejados para ajudar-te a formar o hábito de aplicar o que aprendes a cada dia a tudo que fazes. Não repitas o pensamento para deixá-lo de lado. A sua utilidade é sem limites para ti. E ele se destina a servir-te de todas as maneiras, em todos os momentos e lugares e sempre que precisares de qualquer tipo de ajuda.
Portanto, tenta levá-lo contigo durante as tuas atividades do dia, fazendo com que ele seja santo, digno no Filho de Deus, aceitável para Deus e para o teu Ser.
11. As tarefas para a revisão de cada dia serão concluídas com uma reafirmação do pensamento a ser usado a cada hora, e também daquele a ser aplicado na meia-hora seguinte. Não os esqueças. Essa segunda chance para cada uma destas idéias trará enormes avanços e sairemos destas revisões com benefícios de aprendizado tão grandes que continuaremos em terreno mais sólido, com passos mais firmes e com a fé mais forte.
Não esqueças quão pouco tens aprendido.
Não esqueças o quanto podes aprender agora.
Não esqueças que o Teu Pai precisa de ti ao revisares estes pensamentos que Ele te deu.
110. EU SOU COMO DEUS ME CRIOU.
Repetiremos essa idéia de hoje de vez em quando. A razão disso é que esse único pensamento seria suficiente para salvar a ti e ao mundo, se acreditasses que é verdadeiro. Essa verdade significaria que não fizeste nenhuma mudança em ti mesmo que tenha realidade, e nem mudaste o universo de forma que o que Deus criou seja
substituído pelo e pelo mal, pela miséria e pela morte. Se permaneces tal como Deus te criou, o medo não tem significado, o mal não é real, a miséria e a morte não existem.
A idéia de hoje é, portanto, tudo o que precisas para deixar que a completa correção cure a tua mente e te dê a visão perfeita que curará todos os equívocos que qualquer mente tenha cometido, em qualquer tempo ou lugar.
Ela basta para curar o passado e fazer com que o futuro seja livre. Basta para deixar que o presente seja aceito tal como é. Basta para deixar que o tempo seja o meio pelo qual todo mundo aprende a escapar do tempo e de todas as mudanças que o tempo parece trazer ao passar.
Se permaneces tal como Deus te criou, as aparências não podem tomar o lugar da verdade, a saúde não pode virar doença nem a morte pode substituir a vida, ou o medo o amor. Tudo isso não ocorreu, se tu permaneces tal como Deus te criou. Não precisas de nenhum pensamento, a não ser esse, para deixar que a redenção venha a iluminar o mundo e libertar-te do passado.
Com esse único pensamento todo o passado é desfeito; o presente é salvo para estender-se em quietude até um futuro intemporal. Se tu és tal como Deus te criou, então não houve separação entre a tua mente e a Sua, nem divisão entre a tua e as outras mentes e, dentro da tua própria mente só há unidade.
O poder curativo da idéia de hoje é sem limites. É o berço de todos os milagres, a grande restauradora da verdade à consciência do mundo. Pratica a idéia de hoje com gratidão. Essa é a verdade que vem para libertar-te.
Essa é a verdade que Deus te prometeu. Esse é o Verbo no qual todo pesar chega ao fim. Para os teus períodos de prática de cinco minutos, começa com essa citação do texto:
“Eu sou como Deus me criou. O Seu Filho nada pode sofrer. E eu sou o Seu Filho.”
Em seguida, com essa declaração bem firme em tua mente, tenta descobrir em tua mente o Ser Que é o Filho santo de Deus em Si Mesmo. Busca dentro de ti Aquele que é o Cristo em ti, o Filho de Deus e o irmão do mundo, o Salvador Que foi salvo para sempre, com o poder de salvar todo aquele que O tocar por mais levemente que seja pedindo o Verbo que lhe diz que ele é um irmão para com ele. Tu és como Deus te criou.
Hoje, honra teu Ser. Não deixes que as imagens de escultura que fizeste para que fossem o Filho de Deus em lugar do que ele é sejam adoradas no dia de hoje.
No fundo da tua mente, o Cristo santo em ti está à espera de que O reconheças como tu mesmo.
E estás perdido e não conheces a ti mesmo enquanto Ele permanece sem
reconhecimento e não é conhecido.
Busca-O hoje e acha-O. ele será o teu Salvador de todos os ídolos que tens feito. Pois quando O achares, compreenderás quão sem valor são os teus ídolos e quão falsas as imagens que acreditavas que eras. Hoje avançamos muito em direção à verdade, abandonando os ídolos e abrindo as nossas mãos, os nossos corações e as nossas mentes para Deus nesse dia.
Lembraremos Dele ao longo do dia com corações agradecidos e com pensamentos de amor por todos aqueles que encontrarmos hoje. Pois é assim que nos lembramos Dele. E diremos, para que sejamos lembrados do Seu Filho, o nosso Ser Santo, o Cristo em cada um de nós.
“Eu sou como Deus me criou.”
Vamos declarar essa verdade com a maior freqüência possível. Esse é o Verbo de Deus que te liberta. Essa é a chave que abre a porta do Céu e te deixa entrar na paz de Deus e na Sua eternidade.
109. EU DESCANSO EM DEUS.
Hoje pedimos descanso e uma quietude inabalada pelas aparências do mundo.
Pedimos paz e serenidade em meio a todo o tumulto que nasce de sonhos em conflito.
Pedimos segurança e felicidade, embora pareçamos olhar para o perigo e o pesar.
E temos o pensamento que responderá ao nosso pedido com o que estamos pedindo.
“Eu descanso em Deus.” Esse pensamento te trará o descanso e a quietude, a paz e a calma, a segurança e a felicidade que buscas. “Eu descanso em Deus.”
Esse pensamento tem o poder de despertar a verdade adormecida em ti, cuja visão vê, além das aparências, essa mesma verdade em todos e em tudo o que existe. Eis aqui o fim do sofrimento para o mundo todo, para todos os que jamais vieram ou que ainda virão para passar algum tempo aqui. Eis aqui o pensamento em que o Filho de Deus nasce de novo para reconhecer a si mesmo.
“Eu descanso em Deus.” Completamente imperturbável, esse pensamento te carregará através das tempestades e da discórdia, além da miséria e da dor, além da perda e da morte, e mais adiante em direção à certeza de Deus.
Não há sofrimento que ele não possa curar. Não há problema que ele não possa resolver. Não há nenhuma aparência que não se volte para a verdade diante dos teus olhos, pois tu és aquele que descansa em Deus.
Esse é o dia da paz. Descansa em Deus e, enquanto o mundo é dilacerado por ventos de ódio, o teu descanso permanece completamente imperturbado. O teu descanso é o da verdade. As aparências não podem interferir em ti. Chama a todos para que se unam a ti no teu descanso e todos ouvirão e virão a ti, pois descansas em Deus. Eles não ouvirão outra voz senão a tua, porque deste a tua voz a Deus e agora descansas Nele e deixa-O falar através de ti.
Nele, não tens cuidados nem preocupações, não tens fardos, ansiedade ou dor, medo do futuro ou arrependimentos passados. Descansas na intemporalidade, enquanto o tempo passa sem deixar seu toque sobre ti, pois o teu descanso nunca pode mudar de modo algum. Hoje, descansa. E, ao fechares os olhos, afunda na serenidade.
Deixa que estes períodos de descanso e pausa reassegurem à tua mente que todas as tuas fantasias frenéticas não passavam de sonhos febris que se foram. Deixa a tua mente ficar serena e aceitar com gratidão a sua cura. Nenhum sonho amedrontador virá, agora que descansas em Deus. Reserva tempo hoje para passar dos sonhos à paz.
Hoje, a cada hora que descansas, uma mente cansada subitamente se faz contente, um pássaro de asas quebradas começa a cantar, um rio seco há muito tempo voltará a fluir. O mundo renasce a cada vez que descansas e te lembras a cada hora que vieste para trazer a paz de Deus ao mundo para que ele possa descansar junto contigo.
Com cada cinco minutos de descanso hoje, o mundo estará mais próximo do despertar.
E o momento em que o descanso será a única coisa que existe, vem para mais perto de todas as mentes desgastadas e cansadas, por demais exauridas para seguirem os seus caminhos sozinhas. E elas ouvirão o pássaro começar a cantar e verão o rio fluir novamente com renascida esperança e com a energia restaurada para andar com passos leves ao longo da estrada que, de súbito, parece fácil à medida em que a percorrem.
Hoje, descansas na paz de Deus e, do teu descanso, chamas os teus irmãos para atraí-los ao descanso junto contigo. Hoje estarás fiel à tua confiança, sem esquecer ninguém, trazendo todos ao círculo sem limites da tua paz, o santuário sagrado onde descansas. Abre as portas do templo e deixa-os vir do outro lado do mundo e de
perto também; os teus irmãos distantes e os teus amigos mais íntimos; convida-os todos a entrar aqui e a descansar contigo.
Hoje, descansa na paz de Deus, quieto e sem medo. Cada irmão vem para descansar e oferecer o descanso a ti.
Descansamos juntos aqui, pois é assim que o nosso descanso se faz completo, e já recebemos o que estamos dando hoje. O tempo não é o guardião do que damos hoje.
Estamos dando àqueles que ainda não nasceram e àqueles que já passaram, a cada Pensamento de Deus e à Mente na qual estes Pensamentos nasceram e onde descansam.
E nós lembraremos a eles do seu lugar de descanso toda vez que dissermos a nós mesmos: “Eu descanso em Deus.”
108. DAR E RECEBER SÃO UM SÓ NA VERDADE.
A visão depende da idéia de hoje. A luz está nela, pois reconcilia todos os opostos aparentes. E o que é a luz senão a resolução, nascida da paz, de todos os teus conflitos e pensamentos equivocados, fazendo de todos eles um só conceito que é totalmente verdadeiro? Até mesmo esse virá a desaparecer, porque o Pensamento por trás dele aparecerá para tomar o seu lugar. E agora estás em paz para sempre pois o sonho acabou.
A luz verdadeira que faz com que a visão verdadeira seja possível não é a luz que os olhos do corpo contemplam. É um estado da mente que veio a ser tão unificado que a escuridão não pode ser percebida de forma alguma. E assim o que é o mesmo é visto como um só, enquanto o que não é o mesmo permanece despercebido, pois não existe.
Essa é a luz que não mostra opostos e a visão, tendo sido curada, tem o poder de curar. Essa é a luz que traz a tua paz a outras mentes para compartilharem dela e ficarem contentes por serem unas contigo e com elas mesmas. Essa é a luz que cura porque traz a única percepção baseada num só ponto de referência do qual vem
um só significado.
Aqui, tanto o dar quanto o receber são vistos como aspectos diferentes de um só Pensamento, cuja verdade não depende de qual é visto como o primeiro, ou qual parece estar em segundo lugar. Aqui compreende-se que ambos ocorrem juntos para que o Pensamento permaneça completo. E nesta compreensão está a base na qual todos os opostos são reconciliados por serem percebidos do mesmo ponto de referência, aquele que unifica esse Pensamento.
Um só pensamento, completamente unificado, servirá para unificar todos os pensamentos.
Isso é o mesmo que dizer que uma só correção será suficiente para que todas as correções ou que perdoar totalmente um irmão é o suficiente para trazer a salvação a todas as mentes. Pois estes não passam de casos especiais de uma só lei que
se mantém para todo tipo de aprendizado, se for dirigido por Aquele Que conhece a verdade.
Aprender que dar e receber são a mesma coisa tem uma utilidade específica, pois pode-se tentar isso com muita facilidade e ver que é verdade. E quando esse caso específico tiver provado que isso sempre funciona, em todas as circunstâncias em que é feita essa tentativa, o pensamento por de trás dele pode ser generalizado a outras
áreas de dúvida e de dupla visão. E, a partir daí, ele se estenderá para finalmente chegar ao único Pensamento que é a base de todos os outros.
Hoje, praticaremos o caso específico de dar e receber. Usaremos essa simples lição naquilo que é óbvio, pois tem resultados que não podemos perder. Dar é receber.
Hoje, tentaremos oferecer paz a todos e ver quão rapidamente ela retorna a nós.
Luz é tranqüilidade e é nesta paz que a visão nos é dada e podemos ver.
Assim, começaremos os períodos de prática com a instrução do dia, dizendo:
Dar e receber são um só na verdade.
Hei de receber o que estou dando agora.
Em seguida, fecha os olhos e pensa durante cinco minutos no que queres oferecer a todos para que seja teu.
Podes dizer:
“A todos eu ofereço quietude”.
“A todos eu ofereço a paz da mente.”
“A todos eu ofereço gentileza.”
Dize cada uma destas frases lentamente, em seguida faze uma pequena pausa esperando para receber a dádiva que deste. E ela virá a ti na mesma medida em que a deste.
Descobrirás que tens um retorno exato, pois é isso o que pediste. Talvez também seja útil pensares em alguém para dar as tuas dádivas. Ele representa os outros, e
através dele, dás a todos.
Nossa lição muito simples para o dia de hoje te ensinará muito. Efeito e causa passarão a ser bem mais compreendidos a partir deste momento e progrediremos muito mais rapidamente. Pensa nos exercícios para o dia de hoje como rápidos avanços no teu aprendizado, ainda mais rápidos e mais seguros a cada vez que disseres: “Dar e receber são um só na verdade.”
107. A VERDADE CORRIGIRÁ TODOS OS ERROS NA MINHA MENTE.
O que pode corrigir ilusões senão a verdade? E o que são os erros senão ilusões que permanecem sem ser reconhecidas pelo que são? Onde entra a verdade, desaparecem os erros. Eles simplesmente se desvanecem, sem deixar qualquer traço pelo qual possam ser lembrados. Eles se vão porque, sem crença, não têm vida.
Assim, desaparecem no nada, voltando ao lugar de onde vieram. Vão e vêm do pó para o pó, pois só a verdade permanece.
Podes imaginar o que é um estado mental sem ilusões: qual seria o sentimento? Tenta lembrar-te daquele tempo, – talvez um minuto, talvez menos – em que nada vinha interromper a tua paz, quando estavas certo de ser amado e de estar em segurança.
Depois, tenta fazer um retrato em tua mente de como seria se esse momento fosse estendido até o final dos tempos e até a eternidade. E, então, deixa que a sensação de quietude que sentiste seja cem vezes multiplicada e em seguida multiplicada cem vezes mais.
Agora, tens uma idéia, nada mais do que um leve indício do estado em que a tua mente descansará quando a verdade vier. Sem ilusões, não poderia haver nem medo, nem dúvida, nem ataque. Quando a verdade vem, toda dor acaba, pois não há espaço para que pensamentos transitórios e idéias mortas se detenham na tua mente.
A verdade ocupa a tua mente por completo, liberando-te de todas as crenças no efêmero. Essas não têm lugar, porque, com a vinda da verdade, elas não estão em lugar algum. Não podem ser achadas, porque agora a verdade está em todo o lugar para sempre.
Quando a verdade vem, não fica só por um momento, para desaparecer ou transformar-se em outra coisa. Ela não se desloca e nem altera a sua forma, não vai e vem, nem vem e vai de novo. Fica exatamente tal como sempre foi e pode-se contar com ela a cada necessidade, ter perfeita confiança nela em todas as aparentes dificuldades e dúvidas geradas pelas aparências que o mundo apresenta. Essas meramente se desvanecerão quando a verdade corrigir os erros na tua mente.
Quando a verdade vem abriga sob as suas asas a dádiva da perfeita constância e do amor que não vacila diante da dor, mas olha para o que está além com firmeza e segurança. Aqui está a dádiva da cura, pois a verdade não precisa de defesa, portanto, nenhum ataque é possível. As ilusões podem ser trazidas à verdade para serem corrigidas. Mas a verdade está muito além das ilusões e não pode ser trazida até elas para transformá-las em verdade.
A verdade não vai, nem vem, nem se desloca, nem muda, ora tomando essa aparência ora aquela, fugindo da
captura ou mantendo-se fora do alcance. Ela não se esconde, está na luz obviamente acessível. É impossível que alguém possa buscá-la verdadeiramente sem ter sucesso.
O dia de hoje pertence à verdade. Dá à verdade o que lhe é devido e ela te dará o que te é devido. Não foste feito para sofrer e para morrer. É a Vontade do teu Pai
que esses sonhos desapareçam. Deixa que a verdade corrija todos eles.
Não pedimos aquilo que não temos. Meramente pedimos o que nos pertence, para que possamos reconhecer o que é nosso. Hoje, vamos praticar no tom feliz da certeza que nasceu da verdade. Os passos trêmulos e vacilantes da ilusão não são a nossa abordagem de hoje. Estamos tão certos do sucesso quanto estamos certos de que vivemos, e esperamos, e respiramos, e pensamos. Não temos dúvidas de que caminhamos com a verdade hoje e contamos com ela para participar de todos os exercícios que fizermos nesse dia.
Começa pedindo Àquele Que vai contigo nesse empreendimento, que Ele permaneça na tua consciência à medida em que vais com Ele. Tu não és feito de carne, sangue e ossos, mas foste criado pelo mesmo Pensamento que também deu a Ele a dádiva da vida. Ele é o teu Irmão, e tão igual a ti que o teu Pai sabe que ambos são o mesmo. É ao teu Ser que estás pedindo para ir contigo e como poderia Ele estar ausente de onde
estás?
A verdade corrigirá todos os erros na tua mente que te dizem que poderias estar à parte Dele. Hoje, falas com Ele e fazes a promessa de deixar que a Sua função seja cumprida através de ti. Compartilhar a Sua função é compartilhar a Sua alegria. A Sua confiança está contigo, enquanto dizes:
A verdade corrigirá todos os erros na minha mente, e eu descansarei Naquele Que É o meu Ser.
Deixa então que Ele te conduza gentilmente à verdade, que te envolverá e te dará uma paz tão profunda e tranqüila que terás relutância em voltar ao mundo que te é familiar. E, no entanto, ficarás contente em olhar para esse mundo novamente.
A razão disso é que trarás contigo a promessa das mudanças que a verdade que vai
contigo levará para o mundo. Elas aumentarão com cada dádiva de cinco breves minutos que lhes deres e os erros que cercam o mundo serão corrigidos à medida em que deixas que sejam corrigidos na tua mente.
Hoje, não esqueças a tua função. Toda vez que dizes a ti mesmo, com confiança: “A verdade corrigirá todos os erros na minha mente”, estarás falando por todo mundo e por Aquele Que Quer Liberar o mundo assim como quer libertar a ti.
106. QUE EU ME AQUIETE E ESCUTE A VERDADE.
Se deixares a voz do ego de lado, por mais alto que pareça ser o seu chamado, se não aceitares as suas dádivas mesquinhas que nada te dão do que realmente queres; se escutares com uma mente aberta, que não tenha te dito o que é a salvação, então ouvirás a poderosa Voz da verdade, quieta em poder, forte em serenidade e
completamente certa em Suas mensagens.
Escuta e ouve o teu Pai te falar através da Voz que Ele designou, Que silencia o trovão daquilo que não tem significado e indica o caminho da paz para aqueles que não podem ver. Fica quieto hoje e escuta a verdade. Não te deixes enganar pelas vozes dos mortos, que te dizem ter achado a fonte da vida e a oferecem para que
acredites. Não dês atenção a eles, mas escuta a verdade.
Hoje não tenhas medo de desviar-te das vozes do mundo. Caminha com leveza passando pela sua persuasão sem significado. Não lhes dês ouvidos. Fica quieto hoje e escuta a verdade. Passa por todas as coisas que não falam Daquele Que tem a tua felicidade em Suas Mãos e que a oferece a ti com boas-vindas e amor. Dá ouvidos só a ele hoje, e não espera mais para alcançá-Lo. Hoje, ouve uma única voz.
Hoje, a promessa do Verbo de Deus é cumprida. Ouve e fica em silêncio. Ele quer te falar. Ele vem com milagres mil vezes mais felizes e maravilhosos do que jamais sonhaste ou desejaste nos teus sonhos. Os Seus milagres são verdadeiros. Eles não se desvanecerão quando o sonho acabar. Em vez disso, eles acabam com o sonho e duram para sempre, pois vêm de Deus para o Seu querido Filho, cujo outro nome é o teu.
Hoje, prepara-te para milagres, hoje, deixa que se cumpra a antiga promessa que teu Pai fez a ti e a todos os teus irmãos.
Escuta-O, hoje, e ouve o Verbo que ergue o véu que cobre a terra e desperta todos aqueles que dormem e não podem ver. Através de ti, Deus chama por eles. Ele precisa da tua voz para falar com eles, pois quem poderia alcançar o Filho de Deus senão o Pai, chamando através do teu Ser? Ouve-O hoje e oferece-Lhe a tua voz para falar a toda a multidão que espera para ouvir o Verbo que Ele pronunciará hoje.
Que estejas pronto para a salvação. Ela está aqui e te será dada no dia de hoje. E aprenderás a tua função Daquele Que a escolheu para ti em Nome do teu Pai. Escuta hoje e ouvirás uma Voz Que ressoará pelo mundo inteiro através de ti.
O Portador de todos os milagres precisa que os recebas primeiro, tornando-te assim o feliz doador daquilo que recebeste.
Assim começa a salvação e assim termina, quando tudo for teu e tudo for dado, ela permanecerá contigo para sempre. E a lição terá sido aprendida. Hoje, estamos praticando o ato de dar, não da forma como o compreendes agora, mas tal como é.
Os exercícios de cada hora devem começar com esse pedido para a tua iluminação:
Que eu me aquiete e escute a verdade. O que significa dar e receber?
Pergunta e espera uma resposta. Essa é uma pergunta cuja resposta tem estado esperando há muito tempo para ser recebida por ti. Ela dará início ao ministério para o qual vieste e libertará o mundo do pensamento de que dar é um modo de perder. E assim o mundo vem a estar pronto para compreender e receber.
Fica quieto e escuta a verdade hoje. Para cada cinco minutos passados a ouvir, mil mentes se abrem para a verdade e ouvirão o Verbo santo que tu ouves. E, passada a hora, novamente liberarás mais mil mentes, que se deterão para pedir que a verdade lhes seja dada, junto contigo.
Hoje, o santo Verbo de Deus é cumprido através do teu recebimento para que possas dá-lo, de modo que possas ensinar ao mundo o que significa dar, escutando e aprendendo com Ele. Não esqueças de reforçar a tua escolha de ouvir e receber o Verbo com esse lembrete, que darás a ti mesmo com a maior freqüência possível hoje:
Que eu me aquiete e escute a verdade.
Hoje eu sou o mensageiro de Deus, a minha voz é a Sua, para dar o que recebo.
105. A ALEGRIA E A PAZ DE DEUS SÃO MINHAS.
A paz e a alegria de Deus são tuas. Hoje nós as aceitaremos sabendo que nos pertencem. E tentaremos compreender que estas dádivas aumentam à medida que as recebemos. Elas não se assemelham às dádivas que o mundo pode dar, em que o doador perde ao dar e aquele que recebe enriquece com a sua perda. Tais não são dádivas, mas barganhas feitas com culpa. O que é verdadeiramente dado não acarreta nenhuma perda.
É impossível que alguém possa ganhar porque o outro perde. Isso implica em limitação e insuficiência.
Nenhuma dádiva é feita dessa forma. Tais “dádivas” não passam de uma oferta visando um retorno maior, um empréstimo com juros a serem pagos integralmente; um empréstimo temporário, significando um compromisso de dívida a ser pago com muito mais do que foi recebido por aquele que aceitou a dádiva. Essa estranha distorção do que significa dar permeia todos os níveis do mundo que vês. Despoja de todo significado as dádivas que dás e não te deixa nada naquelas que recebes.
Uma das metas principais do aprendizado que esse curso estabeleceu é o de reverter a tua opinião sobre o que é dar, de modo que possas receber. Pois dar veio a ser uma fonte de medo e assim queres evitar o único meio pelo qual podes receber. Aceita a paz e a alegria de Deus e aprenderás um modo diferente de olhar para uma dádiva.
As dádivas de Deus nunca diminuirão ao serem dadas. Pelo contrário, só aumentam com isso.
Assim como a paz e a alegria do Céu se intensificam quando tu as aceitas como dádivas de Deus para ti, assim também a alegria do teu Criador cresce quando aceitas a Sua alegria e a Sua paz como tuas. Dar verdadeiramente é criação. Estende o que é sem limite ao ilimitado, a eternidade à intemporalidade e o amor a si próprio.
Acrescenta a tudo o que já é completo, não simplesmente em termos de acrescentar mais, pois isso implicaria que antes era menos. Acrescenta permitindo que aquilo que não pode se conter cumpra o seu objetivo de dar tudo o que tem, assegurando tudo o que tem para si mesmo eternamente.
Hoje aceita a paz e a alegria de Deus como tuas. Deixa que Ele complete a Si Mesmo assim como Ele define a completeza. Compreenderás que aquilo que O completa tem que completar o Seu Filho também. Ele não pode dar através da perda. Tu também não podes. Recebe hoje a Sua dádiva de alegria e paz e Ele te agradecerá pela tua dádiva para Ele.
Hoje, os nossos períodos de prática começarão de modo um pouco diferente. Começa o dia pensando naqueles irmãos a quem tens negado a paz e a alegria às quais eles têm direito segundo as leis iguais de Deus. Aqui as negaste a ti próprio. E aqui tens que retornar para reivindicá-las como tuas.
Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria, para que a paz e a alegria de Deus possam ser minhas.
Assim, tu te preparas para reconhecer as dádivas de Deus para ti e deixar a tua mente livre de tudo o que impediria o teu sucesso hoje. Agora, estás pronto para aceitar a dádiva de paz e alegria que Deus tem dado a ti.
Agora estás pronto para experimentar a alegria e a paz que tens negado a ti mesmo. Agora podes dizer: “A paz e a alegria de Deus são minhas”,pois deste aquilo que queres receber.
Tens que ter sucesso hoje, se preparares a tua mente como sugerimos. Pois terás permitido que todas as barreiras para a paz e a alegria sejam erguidas, e o que é teu finalmente pode vir a ti. Assim, dize a ti mesmo:
“A paz e a alegria de Deus são minhas”, e fecha os teus olhos por um momento e deixa que a Sua Voz te assegure que as palavras que proferes são verdadeiras.
Passa os teus cinco minutos com Ele dessa forma toda vez que puderes no dia de hoje, mas não penses que menos do que isso não terá valor quando não puderes Lhe dar mais. Pelo menos lembra-te de dizer a cada hora as palavras que O invocam para te dar o que é a Sua Vontade dar e o que é Sua Vontade que recebas.
Determina-te hoje a não interferir com o que é Sua Vontade. E se um irmão parecer tentar-te a negar a dádiva de Deus para ele, vê isso apenas como mais uma chance para deixar que recebas as dádivas de Deus como tuas.
Então, abençoa o teu irmão com gratidão e dize:
Meu irmão, eu te ofereço paz e alegria, para que a paz e a alegria de Deus possam ser minhas.
104. EU BUSCO APENAS O QUE PERTENCE A MIM NA VERDADE.
A idéia de hoje continua com o pensamento de que a alegria e a paz não são apenas sonhos vãos. Elas são o teu direito devido ao que és. Elas vêm de Deus Que não pode falhar em te dar o que é a Sua Vontade. Mas é preciso que haja um lugar que tenha sido aprontado para receber as Suas dádivas.
Elas não são bem-vindas com contentamento pela mente que, ao invés disso, recebeu para substituí-las as dádivas que ela mesma fez aonde as Suas devem estar.
Hoje queremos remover todas as dádivas auto-fabricadas e sem significado que colocamos sobre o altar santo onde as dádivas de Deus devem estar. Suas são as dádivas que são nossas na verdade. Suas são as dádivas que herdamos antes que o tempo fosse e que ainda serão nossas quando o tempo tiver passado para a eternidade.
Suas são as dádivas que estão dentro de nós agora, pois são intemporais. E não precisamos esperar para tê-las. Elas pertencem a nós no dia de hoje.
Portanto, escolhemos tê-las agora sabendo que, ao escolhê-las no lugar daquelas que fizemos, estamos apenas unindo a nossa vontade à Vontade de Deus, e reconhecendo que a mesma é uma só. Os nossos períodos de práticas mais prolongados de hoje, os cinco minutos a cada hora dados à verdade para a tua salvação, devem começar com o seguinte:
Eu busco apenas o que me pertence na verdade, e a alegria e a paz são a minha herança.
Então, deixa de lado os conflitos do mundo que oferecem outras dádivas e outras metas feitas de ilusões, testemunhadas por elas e só buscadas num mundo de sonhos.
Deixamos tudo isso de lado e buscamos, em vez disso, o que é verdadeiramente nosso à medida que pedimos para reconhecer o que Deus nos deu.
Abrimos um espaço santo diante do Seu altar em nossas mentes, onde as Suas dádivas de paz e alegria são bem-vindas e ao qual vimos a fim de achar o que nos foi dado por Ele. Hoje, vimos com confiança, cientes de que o que na verdade nos pertence é o que Ele nos dá. E nada mais desejamos, pois nada além disso nos pertence de verdade.
Assim, hoje abrimos o caminho para Ele simplesmente reconhecendo que a Sua Vontade já foi feita, e que a alegria e a paz nos pertencem como Suas dádivas eternas.
Não nos permitimos perdê-las de vista entre os momentos em que vimos para buscá-las onde Ele as depositou. E traremos à mente com toda a freqüência possível esse lembrete:
Eu busco apenas o que pertence a mim na verdade.
As dádivas de Deus de alegria e paz são tudo o que eu quero.
103. DEUS, SENDO AMOR, É TAMBÉM FELICIDADE.
A felicidade é um atributo do amor. Não pode estar à parte dele. Nem pode ser experimentada onde o amor não existe. O amor não tem limites, estando em todos os lugares. Portanto, a alegria também está em todo lugar.
Mas, a mente pode negar que isso é assim, acreditando que há brechas no amor nas quais o pecado pode entrar trazendo dor ao invés de alegria. Essa estranha crença quer limitar a felicidade, redefinindo o amor como algo limitado e introduzindo uma oposição naquilo que não tem limites nem opostos.
Assim, o medo é associado ao amor e os seus resultados vêm a ser a herança de mentes que pensam ser real o que têm feito. Essas imagens, que na verdade não têm nenhuma realidade, dão testemunho do medo de Deus, esquecendo de que sendo Amor, Deus tem que ser alegria. Hoje tentaremos mais uma vez trazer esse erro básico à verdade, ensinando a nós mesmos:
Deus, sendo Amor, é também felicidade.
Temê-Lo é ter medo da alegria.
Começa os teus períodos de prática de hoje com essa associação, que corrige a falsa crença de que Deus é medo. Ela também enfatiza que a felicidade te pertence devido ao que Ele é. Permite que essa única correção seja colocada na tua mente a cada hora de vigília no dia de hoje. E dá boas-vindas a toda felicidade que ela traz à medida que a verdade substitui o medo e a alegria vem a ser aquilo que esperas para tomar o lugar da dor.
Como Deus é Amor, ela te será dada. Reforça essa expectativa muitas vezes ao longo do dia e aquieta todos os teus medos com essa garantia, benigna e totalmente verdadeira:
Deus, sendo Amor, é também felicidade.
E é felicidade que eu busco hoje.
Não posso falhar porque busco a verdade.
102. EU COMPARTILHO A VONTADE DE DEUS DE FELICIDADE PARA MIM.
Tu não queres sofrer. Podes pensar que o sofrimento te compra alguma coisa, talvez ainda acredites um pouco que ele te compra o que queres. Mas agora essa crença certamente já está abalada, pelo menos o suficiente para deixar que tu a questiones e suspeites que, na realidade, não faz sentido. Ainda não desapareceu por completo,
mas te faltam as raízes que outrora a mantinham firme nos lugares secretos, ocultos e escuros da tua mente.
Hoje, tentamos soltar ainda mais o seu jugo enfraquecido e reconhecemos que a dor não tem propósito, não tem causa e nenhum poder para realizar coisa alguma. Ela não pode comprar absolutamente coisa alguma. Não oferece nada e não existe. E tudo o que pensas que ela te oferece carece de existência assim como ela. Tens sido escravo do nada. Sê livre, hoje, para unir-te à feliz Vontade de Deus.
Durante vários dias, continuaremos a dedicar os nossos períodos de prática a exercícios planejados para ajudar-te a alcançar a felicidade que a Vontade de Deus colocou em ti. Aqui é o teu lar e aqui está a tua segurança.
Aqui está a tua paz, aqui o medo não existe. Aqui está a salvação. Aqui está enfim o descanso. Começa os períodos de prática de hoje com essa aceitação da Vontade de Deus para ti:
Eu compartilho a Vontade de Deus de felicidade para mim e a aceito como minha função agora.
Em seguida busca essa função no fundo da tua mente, pois ela está lá, esperando apenas a tua escolha. Não podes falhar em achá-la quando aprenderes que ela é a tua escolha e que compartilhas a Vontade de Deus.
Sê feliz, pois a tua única função aqui é a felicidade. Não tens nenhuma necessidade de ser menos amoroso para com o Filho de Deus do que Aquele Cujo Amor o criou tão amoroso quanto Ele Mesmo. Além destes períodos de repouso de cinco minutos a cada hora, faze pausas freqüentes, hoje, para dizer a ti mesmo que agora aceitaste a felicidade como tua única função. E estejas certo de que, ao fazê-lo, estás te unindo à Vontade de Deus.
101. A VONTADE DE DEUS PARA MIM É A FELICIDADE PERFEITA.
Hoje continuaremos com o tema da felicidade. Essa é uma idéia-chave na compreensão do que significa a salvação. Tu ainda acreditas que a salvação pede sofrimento como penitência pelos teus “pecados”. Isso não é assim. No entanto, não podes deixar de pensar assim, enquanto acreditas que o pecado é real e que o Filho de Deus pode pecar.
Se o pecado é real, então a punição é justa e não se pode escapar. Dessa forma, a salvação só pode ser comprada através do sofrimento. Se o pecado é real, a felicidade tem que ser uma ilusão, pois ambos não podem ser verdadeiros.
Os pecadores só autorizam a morte e a dor e é isso o que pedem. Pois sabem que isso
espera por eles e os buscará e os achará em algum lugar, em algum momento, de alguma forma que saldará a dívida que têm para com Deus. No medo que sentem querem escapar de Deus. Mas mesmo assim, Deus os perseguirá e não podem escapar.
Se o pecado é real, a salvação tem que ser dor. A dor é o custo do pecado e não se pode nunca escapar do sofrimento, se o pecado é real. A salvação tem que ser temida, pois ela matará, porém, lentamente, privando-te de tudo antes de consentir em oferecer o privilégio bem-vindo às vítimas que são pouco mais do que ossos antes da salvação ser aplacada. A sua ira é sem limites, sem misericórdia, mas totalmente justa.
Quem buscaria tão selvagem punição? Quem não fugiria da salvação e não tentaria de todas as maneiras abafar a Voz Que a oferece? Por que alguém tentaria escutar e aceitar a Sua oferta? Se o pecado é real, a salvação veio a ser o teu amargo inimigo, a maldição de Deus sobre ti que tem crucificado o Seu Filho.
Hoje precisas dos períodos de prática. Os exercícios ensinam que o pecado não é real, e tudo o que acreditas que não pode deixar de vir do pecado nunca acontecerá pois não tem nenhuma causa. Aceita a Expiação com a mente aberta que não alimenta nenhuma crença remanescente de que tens feito um demônio do Filho de Deus.
O pecado não existe. Hoje praticaremos esse pensamento com a maior freqüência possível, pois é a base da idéia para o dia de hoje.
A Vontade de Deus para ti é a felicidade perfeita, porque o pecado não existe e o sofrimento não tem causa. A alegria é justa e a dor é apenas o sinal de que tens te compreendido equivocadamente. Não tenhas medo da Vontade de Deus. Mas volta-te para ela, confiante de que ela te libertará de todas as conseqüências que o pecado forjou na tua imaginação febril. Dize:
A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
O pecado não existe, ele não tem conseqüências.
É assim que deves iniciar os teus períodos de prática e, em seguida, tentar achar mais uma vez a alegria que estes pensamentos introduzirão na tua mente.
Dá estes cinco minutos com contentamento a fim de remover a pesada carga que depositaste sobre ti mesmo com a crença insana de que o pecado é real. Hoje escapa da loucura. Estás na estrada da liberdade, e agora a idéia de hoje te dá asas para que avances com maior velocidade e com esperança de ires ainda mais rápido em
direção à meta de paz que te espera. Não existe nenhum pecado.
Lembra-te disso hoje e dize a ti mesmo sempre que puderes:
A Vontade de Deus para mim é a felicidade perfeita.
Essa é a verdade porque o pecado não existe.
100. A MINHA PARTE É ESSENCIAL NO PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Da mesma forma que o Filho de Deus completa o seu Pai, a tua parte completa o plano do teu Pai. A salvação tem que reverter a crença insana em pensamentos separados e corpos separados. Uma função compartilhada por mentes separadas as une num único propósito, pois cada uma é igualmente essencial para todos.
A Vontade de Deus para ti é a felicidade perfeita. Por que deverias tu escolher ir contra a Sua Vontade? A parte que Ele guardou para assumires na execução do Seu plano te é dada para que possas ser restaurado àquilo que é a Sua Vontade. Essa parte é tão essencial para o Seu plano quanto para a tua felicidade. A tua alegria tem que ser completa para deixar que o Seu plano seja compreendido por aqueles a quem Ele te envia. Eles verão a sua própria função no teu rosto resplandecente e ouvirão o chamado de Deus por eles no teu riso feliz.
Tu, de fato, és essencial para o plano de Deus. Sem a tua alegria, a Sua alegria é incompleta. Sem o teu sorriso, o mundo não pode ser salvo. Enquanto estás triste, a luz que o próprio Deus designou como meio para salvar o mundo fica fraca e sem brilho, e ninguém ri porque todo riso só pode ecoar o teu.
Tu, de fato, és essencial para o plano de Deus. Da mesma forma que a tua luz aumenta todas as tuas luzes que brilham no Céu, a tua alegria na terra chama todas as mentes para que deixem as suas tristezas e tomem os seus lugares ao teu lado no plano de Deus. Os mensageiros de Deus são alegres e sua alegria cura o pesar e o desespero.
Eles são a prova de que a felicidade perfeita é a Vontade de Deus para todos aqueles que aceitarão como suas as dádivas do seu Pai.
Não nos deixaremos ficar tristes hoje. Pois se o fizermos, falharemos em assumir a parte que é essencial ao plano de Deus assim como à nossa visão. A tristeza é o sinal de que tu queres desempenhar outro papel em lugar daquele que te foi designado por Deus. Assim, falhas em mostrar ao mundo como é grande a felicidade que é a Sua Vontade para ti. E assim não reconheces que ela é tua.
Hoje procuraremos compreender que a alegria é a nossa função aqui. Se estás triste, a tua parte não é cumprida e assim o mundo todo fica privado da alegria junto contigo. Deus te pede que sejas feliz para que o mundo possa ver o quanto Ele ama o Seu Filho e que é Sua Vontade que nenhum pesar surja para abater a sua alegria,
que nenhum medo o assalte para perturbar a sua paz. Hoje, és o mensageiro de Deus.
Trazes a Sua felicidade a todos aqueles que contemplas, a Sua paz a todos aqueles que olham para ti e vêem a Sua mensagem no teu rosto feliz.
Vamos nos preparar para isso hoje durante os nossos períodos de prática de cinco minutos, sentindo a felicidade surgir em nós de acordo com a Vontade de nosso Pai e a nossa. Começa os exercícios com o pensamento que a idéia de hoje contém.
Então, reconhece que a tua parte é ser feliz. Apenas isso é pedido a ti ou a qualquer um que queira assumir o próprio lugar entre os mensageiros de Deus.
Pensa sobre o que isso significa. Tu, de fato, tens errado por acreditares que te é pedido qualquer sacrifício. No plano de Deus, tu só recebes e nunca perdes, nem te sacrificas, nem morres.
Agora vamos tentar achar aquela alegria que prova a nós e ao mundo a Vontade de Deus para nós. É a tua função achá-la aqui e achá-la agora. Para isso tu vieste. Que esse seja o dia em que terás sucesso!
Olha profundamente dentro de ti, sem perturbar-te por todos os pequenos pensamentos e tolas metas pelas quais tu passas na tua ascensão para encontrar o Cristo em ti.
Ele estará lá. E podes alcançá-Lo agora. O que preferirias contemplar em lugar Daquele Que espera para que possas olhar para Ele? Que pequeno pensamento terá o poder de deter-te? Que meta tola poderá impedir-te de ter sucesso quando Aquele Que te chama é o próprio Deus?
Ele estará lá. Tu és essencial ao Seu plano. Hoje tu és o Seu mensageiro. E tens que achar o que Ele quer que dês. Não esqueças da idéia para o dia de hoje nos intervalos entre os períodos de prática de cada hora. É o teu Ser Que te chama hoje.
E é a Ele que respondes toda vez que disseres a ti mesmo que és essencial ao plano de
Deus para a salvação do mundo.
99. A SALVAÇÃO É A MINHA ÚNICA FUNÇÃO AQUI.
Salvação e perdão são a mesma coisa. Ambos sugerem que algo saiu errado, alguma coisa da qual é preciso ser salvo, alguma coisa pela qual é preciso ser perdoado; algo que está errado e precisa de uma mudança corretiva, algo à parte ou diferente da vontade de Deus. Portanto, ambos os termos sugerem uma coisa impossível, mas
que no entanto tem ocorrido resultando num estado de conflito visto entre o que é e o que nunca poderia ser.
Agora, a verdade e as ilusões são iguais, pois ambas tem acontecido. O impossível vem a ser aquilo de que precisas ser perdoado, aquilo de que precisas ser salvo.
A salvação agora vem a ser a fronteira entre a verdade e a ilusão. Ela reflete a verdade, porque é o meio pelo qual podes escapar das ilusões. No entanto, ainda não é a verdade, porque desfaz o que nunca foi feito.
Como poderia haver algum ponto de encontro onde a terra e o Céu pudessem ser reconciliados dentro de uma mente na qual ambos existem? A mente que vê ilusões pensa que são reais. Elas têm existência no sentido de que são pensamentos. E, no entanto, não são reais, porque a mente que pensa esses pensamentos é separada de
Deus.
O que une a mente e os pensamentos separados com a Mente e o Pensamento que são para sempre unos? Que plano poderia manter a verdade inviolada e ainda assim reconhecer as necessidades que as ilusões trazem e oferecer os meios para desfazê-las sem ataque e sem nenhum toque de dor? O que mais poderia ser esse plano senão o Pensamento de Deus, pelo qual o que nunca foi feito deixa de ser visto e os pecados que nunca foram reais são esquecidos?
O Espírito Santo mantém esse plano de Deus exatamente como foi recebido, dentro da Mente de Deus e da tua.
Ele está à parte do tempo, porque a sua Fonte é intemporal. No entanto, ele opera no tempo devido à tua crença segundo a qual o tempo é real. Inabalável, o Espírito Santo olha para o que tu vês: pecado, dor e morte, pesar, separação e perda.
Mas Ele sabe que uma coisa ainda tem que ser verdadeira: Deus ainda é Amor e isso não é a Sua Vontade. Esse é o Pensamento que traz as ilusões à verdade e as vê como aparências por trás das quais se encontra o que é imutável e o que é certo.
Esse é o Pensamento que salva e perdoa, pois não deposita nenhuma fé no que não foi criado pela única Fonte que conhece. Esse é o pensamento cuja função é salvar dando-te a função que ele tem como tua. A salvação é a tua função com Aquele a Quem o plano foi dado. Agora esse plano foi confiado a ti, junto com Ele. Ele tem uma resposta para as aparências, independentemente de sua forma, tamanho, profundidade ou de qualquer atributo que pareçam ter:
A salvação é a minha única função aqui.
Deus ainda é Amor e isso não é a Sua Vontade.
Tu, que ainda haverás de trabalhar em milagres, certifica-te de praticar bem a idéia para o dia de hoje. Tenta perceber a força no que dizes, pois estas são palavras nas quais está a tua liberdade. O teu Pai te ama. Todo o mundo da dor não é a Sua Vontade. Perdoa-te pelo pensamento de que Ele tenha querido isso para ti.
Em seguida, deixa que o Pensamento com o qual Ele substituiu todos os teus equívocos entre nos lugares escuros da tua mente que teve os pensamentos que nunca foram a Sua Vontade. Essa parte pertence a Deus assim como o resto. Ela não pensa os teus pensamentos solitários e faz com que sejam reais escondendo-os Dele. Deixa entrar a luz e não olharás para nenhum obstáculo àquilo que é a Sua Vontade para ti. Abre os teus segredos à Sua luz benigna e vê com que intensidade essa luz ainda brilha em ti.
Pratica o Seu Pensamento hoje e deixa a Sua luz buscar e iluminar todos os pontos escuros, e brilhar através deles para uni-los ao resto. É a Vontade de Deus que a tua mente seja uma com a Sua. É a Vontade de Deus não ter senão um Filho. É a Vontade de Deus que tu sejas o Seu único Filho. Pensa nestas coisas ao praticares hoje, e começa a lição que aprendemos hoje com essa instrução no caminho da verdade:
A salvação é a minha única função aqui.
A salvação e o perdão são a mesma coisa.
Em seguida, volta-te para Aquele Que compartilha a tua função aqui e deixa-O ensinar-te o que precisas aprender para deixares de lado todo o medo e conheceres o teu ser como o amor que não tem nenhum oposto em ti.
Perdoa todos os pensamentos que querem se opor à verdade da tua completeza, unidade e paz. Tu não podes perder as dádivas que o teu Pai te deu. Tu não queres ser outro ser. Não tens outra função que não seja a de Deus. Perdoa-te pela função que tu pensas que fizeste. O perdão e a salvação são a mesma coisa. Perdoa o que tens feito e tu és salvo.
Há uma mensagem especial para o dia de hoje que tem o poder de remover para sempre da tua mente todas as formas de dúvida e de medo. Se fores tentado a acreditar que são verdadeiras, lembra-te de que as aparências não poder resistir à verdade que estas palavras poderosas contêm:
A salvação é a minha única função aqui.
Deus ainda é Amor, e isso não é Sua Vontade.
A tua única função te diz que tu és um só. Lembra-te disso nos intervalos entre os cinco minutos que dás para serem compartilhados com Aquele Que compartilha o plano de Deus contigo. Lembra-te: A salvação é a minha única função aqui.
Assim tu colocas o perdão na tua mente e permites que todo medo seja gentilmente posto de lado, para que o Amor possa achar o seu lugar de direito em ti e mostrar-te que tu és o Filho de Deus.
98. VOU ACEITAR A MINHA PARTE NO PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO.
Hoje é um dia dedicado a algo especial. Tomaremos um só partido hoje. Estamos do lado da verdade e soltamos as ilusões. Não vacilaremos entre as duas, mas nos posicionaremos firmemente em favor da única. Hoje nos dedicamos à verdade e à salvação, assim como Deus planejou que fosse. Não argumentaremos que é outra coisa.
Não a buscaremos onde não está. Com contentamento, nos a aceitamos tal como é e assumimos a parte que nos foi designada por Deus.
Que felicidade é ter certeza! Hoje, deixamos todas as nossas dúvidas de lado e tomamos o nosso partido com certeza de propósito, agradecidos porque a dúvida se foi e a certeza veio. Temos um grandioso propósito a cumprir e tudo o que precisamos para alcançar a meta nos foi dado. Nem um único equívoco obstrui o nosso caminho.
Isso porque fomos absolvidos de erros. Todos os nossos pecados foram lavados e sumiram por compreendermos que eram apenas equívocos.
Aqueles que são sem culpa não têm medo, pois estão seguros e reconhecem sua segurança. Não apelam para a mágica, nem inventam escapatórias de ameaças imaginárias sem realidade. Eles descansam na quieta certeza de que farão o que lhes for dado fazer. Não duvidam da sua própria capacidade porque sabem que a sua função
será cumprida completamente no tempo e no lugar perfeitos. Eles tomaram o partido que tomaremos hoje para que possamos compartilhar da sua certeza e assim aumentá-la aceitando-a nós mesmos.
Eles estarão conosco, todos aqueles que tomaram o partido que estamos tomando hoje, e alegremente nos oferecem tudo o que aprenderam e todos os ganhos que realizaram.
Aqueles que ainda estão incertos também se juntarão a nós e, tomando emprestada a nossa certeza, a tornarão ainda mais forte. Enquanto isso, aqueles que ainda não nasceram ouvirão o chamado que ouvimos e responderão quando vierem para fazer a sua escolha outra vez. Hoje nós não escolhemos só por nós mesmos.
Será que não vale cinco minutos de cada hora do teu tempo ser capaz de aceitar a felicidade que Deus te deu?
Será que não vale cinco minutos de cada hora reconhecer a tua função especial aqui? Cinco minutos não é apenas um pequeno pedido para se ganhar uma recompensa tão grande que não tem medida? Tu já fizeste pelo menos mil barganhas nas quais saíste perdendo.
Aqui está uma oferta que te garante a plena liberação de todo tipo de dor e a alegria que o mundo não contém.
Podes trocar um pouco do teu tempo pela paz da tua mente e certeza de propósito com a promessa de sucesso completo. E, uma vez que o tempo não tem significado, não se está pedindo nada em troca de tudo. Eis uma barganha que não podes perder. E o que ganhas é de fato sem limites!
A cada hora, hoje, dá-Lhe a tua diminuta dádiva de apenas cinco minutos. Ele dará às palavras que usares ao praticar a idéia de hoje a profunda convicção e a certeza que te faltam. As Suas palavras se unirão às tuas e farão de cada repetição da idéia de hoje uma oferenda total, feita com uma fé tão perfeita e segura quanto a Sua em ti.
A Sua confiança em ti trará luz a todas as palavras que disseres, e irás além do seu som até o que elas realmente significam. Praticas com Ele hoje ao dizeres:
Vou aceitar a minha parte no plano de Deus para a salvação.
Em cada cinco minutos que passares com Ele, Ele aceitará tuas palavras e as devolverá a ti, reluzindo com uma fé e uma confiança tão fortes e constantes que iluminarão o mundo com esperança e contentamento. Não percas uma única chance de ser o feliz destinatário das Suas dádivas para que possas dá-las ao mundo hoje.
Dá-Lhe as Suas palavras e Ele fará o resto. Ele te tornará capaz de compreender a tua função especial. Ele abrirá o caminho para a felicidade, e a paz e a confiança serão as Suas dádivas, a Sua resposta às tuas palavras.
Ele responderá que o que dizes é verdade com toda a Sua fé, alegria e certeza.
E então terás a convicção Daquele Que sabe qual é a tua função tanto na Terra quanto no Céu. Ele estará contigo a cada período de prática que compartilhares com Ele, dando-te a intemporalidade e a paz em troca de cada instante que Lhe ofereceres.
Durante a hora, deixa que teu tempo passe preparando-te com alegria para os próximos cinco minutos que voltarás a passar com Ele. Repete a idéia de hoje enquanto esperas que o momento de contentamento venha a ti mais uma vez. Repete-a com freqüência e não esqueças que a cada vez que o fazes, deixas a tua mente ser preparada para o momento feliz que virá.
E quando a hora passar e Ele estiver aí mais uma vez para passar um pouco de tempo contigo, sê grato e deixa de lado todas as tarefas terrenas, todos os pequenos pensamentos e idéias limitadas e de novo passa um momento feliz com Ele.
Dize-Lhe mais uma vez que aceitas a parte que Ele quer que assumas e Ele te ajudará a
cumpri-la e fará com que estejas certo de que queres essa escolha que Ele fez contigo e tu com Ele.
97. EU SOU ESPÍRITO.
A idéia de hoje te identifica com o teu único Ser. Não aceita nenhuma identidade dividida, nem tenta tecer fatores opostos na unidade. Apenas declara a verdade.
Pratica essa verdade hoje com a maior freqüência possível, pois ela trará a tua mente do conflito aos quietos campos da paz. Nenhum calafrio de medo pode entrar, pois a tua mente foi absolvida da loucura soltando as ilusões de uma identidade dividida.
Declaramos mais uma vez a verdade sobre o teu Ser, o santo Filho de Deus Que descansa em ti, Cuja mente foi restaurada à sanidade. Tu és o espírito amorosamente dotado de todo o Amor, da paz e da alegria do teu Pai. Tu és o espírito que completa a Ele Mesmo e que compartilha a Sua função como Criador. Ele está contigo sempre,
assim como tu estás com Ele.
Hoje, tentamos trazer a realidade para mais perto ainda da tua mente. A cada vez que praticas a consciência é trazida para um pouco mais perto pelo menos; às vezes mil anos ou mais são poupados. Os minutos que dás são multiplicados muitas vezes, pois o milagre faz uso do tempo, mas não é regido por ele. A salvação é um milagre, o primeiro e o último, o primeiro que é o último, pois é um só.
Tu és o espírito em cuja mente habita o milagre no qual todo o tempo pára, o milagre no qual um minuto passando usando essas idéias vem a ser um tempo que não tem limites e não tem fim. Dá, então, estes minutos com boa vontade e conta com Aquele Que prometeu depositar a intemporalidade ao lado deles. Ele oferecerá toda a Sua força para cada pequeno esforço que fizeres. Dá-Lhe os minutos de que Ele precisa hoje para ajudar-te a compreender com Ele que tu és o espírito que habita Nele e, através da Sua Voz, chama todas as coisas viventes, oferece a Sua vista a todos aqueles que pedem e substitui o erro pela simples verdade.
O Espírito Santo ficará contente em tomar cinco minutos de cada hora das tuas mãos e carregá-los através desse mundo sofredor, onde a dor e a miséria parecem dominar.
Ele não deixará de ver nem uma mente aberta que queira aceitar as dádivas da cura que estes minutos trazem e Ele as depositará em todos os lugares onde sabe que serão bem-vindas. E elas aumentarão em seu poder de cura a cada vez que alguém as aceita como os seus próprios pensamentos e as usa para curar.
Assim, cada dádiva oferecida a Ele será multiplicada mil vezes e dez mil vezes mais. E quando te for devolvida, ultrapassará em força a pequena dádiva que tu deste tanto quanto a radiância do sol ultrapassa o diminuto lampejo que o vaga-lume faz por um momento incerto e depois se apaga. O constante brilho dessa luz permanece e te conduz para fora da escuridão e não serás capaz de esquecer o caminho outra vez.
Começa estes alegres exercícios com as palavras que o Espírito Santo te diz e deixa-as ecoar pelo mundo afora através Dele:
Eu sou um espírito, um Filho santo de Deus, livre de todos os limites, seguro, curado e íntegro, livre para perdoar e livre para salvar o mundo.
Expressa através de ti o Espírito Santo aceitará essa dádiva que recebeste Dele, aumentará o seu poder e a devolverá a ti. Hoje, oferece alegremente cada período de prática a Ele. E Ele falará contigo, lembrando-te de que tu és espírito, um com Ele e com Deus, com teus irmãos e com teu Ser. Escuta a Sua confirmação a cada vez que disseres as palavras que Ele te oferece hoje e deixa-O dizer à tua mente que são verdadeiras. Usa-as contra a tentação e escapa das suas tristes conseqüências se cederes à crença de que és alguma outra coisa. Hoje o Espírito Santo te dá paz.
Recebe as Suas palavras e oferece-as a Ele.