quinta-feira, 24 de junho de 2010
71. SÓ O PLANO DE DEUS PARA A SALVAÇÃO FUNCIONARÁ
Podes não reconhecer que o ego estabeleceu um plano para a salvação em oposição de Deus. É nesse plano que tu acreditas. Já que é oposto ao de Deus, também acreditas que aceitar o plano de Deus ao invés do plano do ego é ser condenado. Isso soa prepóstero, é claro. Entretanto, depois de considerarmos qual é exatamente o
plano do ego, talvez reconheças que, por mais prepóstero que possa ser, de fato acreditas nele.
O plano do ego para a salvação está centrado em guardar mágoas. Ele mantém que, se outra pessoa falasse ou agisse de modo diferente, se alguma circunstância ou evento externo fosse mudado, serias salvo. Dessa forma, a fonte da salvação é constantemente percebida fora de ti. Cada mágoa que guardas é uma declaração e uma afirmação na qual acreditas, que diz: “Se isso fosse diferente, eu seria salvo.” Desse modo, a mudança da mente necessária para a salvação é exigida de todos e de tudo, exceto de ti mesmo.
O papel designado para a tua própria mente nesse plano é simplesmente o de determinar o que, exceto ela própria, tem que mudar se é que hás de ser salvo. De acordo com esse plano insano, qualquer fonte de salvação percebida é aceitável, desde que isso não funcione. Isso assegura a continuação da busca infrutífera, pois persiste a ilusão de que, embora tal esperança sempre tenha falhado, ainda há outras justificativas para a esperança em outros lugares, outras pessoas e em outras coisas.
Outra pessoa ainda há de te servir melhor, outra situação ainda há de oferecer sucesso.
Tal é o plano do ego para a tua salvação. Com certeza podes ver o quanto está estritamente de acordo com a doutrina básica do ego: “Busca, mas não acha.” Pois o que poderia garantir, com maior segurança que não acharás a salvação do que canalizar todos os teus esforços para buscá-la onde ela não está?
O plano de Deus para a salvação funciona simplesmente porque, ao seguir a Sua orientação, buscas a salvação onde ela está. Mas para ter sucesso como Deus te promete, tens que estar disposto a buscar somente lá. De outra forma, o teu propósito está dividido e tentarás seguir dois planos para a salvação, diametralmente opostos em todos os sentidos. O resultado só pode trazer confusão, miséria e um profundo senso de fracasso e desespero.
Como podes escapar de tudo isso? Muito simplesmente. A idéia para o dia de hoje é a resposta. Só o plano de Deus para a salvação funcionará. Não pode haver nenhum conflito real a esse respeito, pois não há nenhuma alternativa possível ao plano de Deus que possa salvar-te. O Seu plano é o único cujo resultado é certo. O Seu
plano é o único que necessariamente terá sucesso.
Vamos praticar o reconhecimento dessa certeza hoje. E nos regozijemos por haver uma resposta para o que parece ser um conflito sem solução possível. Todas as coisas são possíveis para Deus. A salvação tem que ser tua por causa do Seu plano que não pode falhar.
Começa os dois períodos de prática mais longos de hoje pensando sobre a idéia do dia e reconhecendo que ela contém duas partes que contribuem igualmente para o todo. O plano de Deus para a tua salvação funcionará e os outros não. Não te permita ficar deprimido ou zangado com a segunda parte, ela é inerente à primeira.
E na primeira está a tua completa liberação de todas as tuas tentativas insanas e loucas propostas para libertar-te.
Elas têm te conduzido à depressão, à raiva, mas o plano de Deus terá sucesso. Esse te conduzirá à liberação e à alegria.
Lembrando-nos disso, dediquemos o resto dos períodos de prática mais prolongados a pedir a Deus que nos revele o Seu plano. Pergunta-lhe muito especificamente:
O que queres que eu faça?
Aonde queres que eu vá?
O que queres que eu diga, e a quem?
Dá-Lhe pleno controle do resto do período de prática e deixa-O dizer-te o que precisa ser feito por ti no Seu plano para a tua salvação. Ele responderá proporcionalmente à tua disponibilidade para ouvir a Sua Voz. Não te recuses a ouvir. O simples fato de que estás fazendo os exercícios, já prova que tens alguma disposição para escutar.
Isso é o suficiente para estabelecer o teu direito à resposta de Deus.
Nos períodos de prática mais curtos, dize freqüentemente a ti mesmo que o plano de Deus para a salvação, e só o Seu, funcionará. Fica alerta contra toda tentação de guardar mágoas nesse dia e responde com essa forma da idéia de hoje:
“Guardar mágoas é o oposto do plano de Deus para a salvação”.
“E só o plano de Deus funcionará.”
Tenta lembrar-te da idéia de hoje de seis a sete vezes por hora, não poderia haver melhor maneira de passar meio minuto, ou menos, do que recordando a Fonte da tua salvação e vendo-a onde Ela está.
Nenhum comentário:
Postar um comentário