sexta-feira, 30 de abril de 2010

O princípio 90 / 10 e os 7 hábitos - Stephen Covey

Que princípio é esse?
Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O que isto quer dizer?
Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%.

Como?
Com sua reação!
Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação.

Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar.
Você censura sua esposa  por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa.
E tem prosseguimento uma batalha verbal...

Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada.

Você tem que levar sua filha de carro pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 minutos de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você. Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechadas, em silêncio e frias com você.

Por quê?
Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã.

Pense, por quê seu dia foi péssimo?
A) por causa do café?
B) por causa de sua filha?
C) por causa de sua esposa?
D) por causa da multa de trânsito?
E) por sua causa?

A resposta correta é a da letra "E".
Você não teve controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim.

O café cai na sua camisa, sua filha começa a chorar e então você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui dando adeus com a mão.

Notou a diferença?
Duas situações iguais, que terminam muito diferentes. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10.
Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem, reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado.

Como reagir a alguém que lhe atrapalha no trânsito?
Você fica transtornado? Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe?
E o que acontecerá se você perder o emprego?
Vai ficar preocupado, angustiado, perder o sono e adoecer?

Isto não funcionará!
Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho.
Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por quê manifestar frustração com o funcionário do aeroporto?
Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros.
Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo.

Por desconhecerem o poder de escolher suas reações diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente. E o estresse destrói nossa saúde e nos envelhece. Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar a sua vida!

Os 7 Hábitos

Instituto Elos

O Instituto Elos é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos fundada no ano 2000 por um grupo de arquitetos urbanistas.

Acreditamos que mudanças positivas e duradouras nas comunidades têm que vir de dentro da comunidade em vez de ter uma forma “assistencialista”. O foco do nosso trabalho é ajudar comunidades a liberar sua energia latente, seus recursos e sua confiança.

Comunidades podem se ajudar melhor se forem inspiradas por um espírito empreendedor empoderador e trabalharem de forma coletiva para o bem comum. No processo de trabalhar juntos, se inicia o trabalho lento de consertar o tecido social, restabelecer uma conexão com a sociedade e sentido cidadão, e transformar o desespero em orgulho e independência.

Focamos nossas ações nas raízes da desesperança, desempoderamento e desintegração social, particularmente em comunidades marginalizadas. Nosso propósito é Impulsionar o movimento de fazer acontecer já o mundo que todos sonhamos.

Localmente, trabalhamos intensivamente com comunidade carentes no litoral paulista. Para estender nosso alcance e impacto, também fazemos dois tipos de programas: jogos OASIS, dois dias para comunidades inteiras e uma programa vivencial de 30 dias de treinamento, Guerreiros Sem Armas, para jovens lideranças comunitárias do mundo inteiro.

Todas as nossas atividades proporcionam experiências e desafios que cultivam habilidades, confiança, e atitudes empoderadas. As pessoas saem inspiradas para agir nas suas comunidades e equipados com técnicas para trabalhar juntas, de forma cooperativa.

Investimos muito tempo em um número pequeno de pessoas, e esses esforços iniciais reverberam pela comunidade de cada pessoa. É um tipo de acupuntura social – intervenções pequenas podem resultar em um impacto grande.

http://www.guerreirossemarmas.net/

O Guerreiro Sem Armas é um curso, mas muito diferente das formas tradicionais de ensino que pode ter tido contato. Aqui você coloca a mão na massa, vê um sonho coletivo de um mundo melhor se transformar em realidade, em 30 dias!

Como transformamos um sonho em realidade

1.Aprendemos a olhar a abundância onde muitos vêem escassez;
2.Criamos o afeto antes do medo;
3.Valorizamos o sonho como a melhor base da mudança;
4.Caminhamos junto cuidando de nós mesmos, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo;
5.Garantimos que o resultado é extraordinário, na forma de um presente para si e para os outros;
6.Reconhecemos e celebramos a contribuição de cada um na conquista coletiva.

Não é fácil explicar tudo isso em palavras. A metodologia que o Instituto Elos desenvolveu parte da idéia central que podemos mudar o mundo já com os recursos que dispomos e muitas vezes nem sabemos. Entender que é hora de mudar nossa percepção de como é colaborar de forma verdadeiramente coletiva para a construção de um mundo melhor e com muito prazer. Para isso, usamos o conhecimento global de todos que estão direta e indiretamente envolvidos e no final de um mês, transformamos um sonho coletivo numa realidade melhor do que imaginamos.

Todo mundo quer e pode transformar o mundo! E isso será possível se pudermos fazê-lo de livre e espontânea vontade, sem sofrimento, e com a segurança de que nossos esforços estão sendo efetivos!

A reação diante das grandes tragédias – como a seca no Nordeste, o Tsunami na Ásia ou a fome na África – prova que o ser humano é solidário por natureza. É difícil manter-se imune à comoção dos acontecimentos mundiais e o desejo primeiro é poder fazer algo, como mandar algum alimento, remédio ou mesmo dinheiro. Porém, muitas vezes, ficamos conformados ao assistir, passivamente, ao sofrimento dos que estão tão longe de nós. O desafio passa a ser, então, olhar em nossa volta, perceber que há muito que fazer no lugar onde estamos e começar a transformação aqui e agora!

Nossa forma de trabalhar está direcionada justamente para que a solidariedade aconteça também no cotidiano das relações sociais, na realidade que nos cerca.

Nossa metodologia passa pelas seguintes etapas: o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Presente, a Celebração

O Olhar – o exercício e cultivo de uma visão apreciativa sobre a comunidade (grupo) e seu ambiente, com vistas a criar um cenário de abundância de recursos e possibilidades. Bem como, identificar e valorizar a presença e o potencial de contribuição de cada pessoa.

O Afeto – o estímulo para o estabelecimento de relações afetivas entre as pessoas propiciando o surgimento da confiança e do cuidado mútuo, elementos que alimentam e fortalecem o trabalho coletivo. O exercício da escuta é uma habilidade essencial dessa disciplina

O Sonho – propiciar o espaço e a relação adequados para a expressão das melhores e mais profundas aspirações que todos temos. Construir uma imagem do melhor que gostaríamos de realizar transcendendo a prática comum de identificar problemas. Normalmente quanto mais genuíno, profundo e precioso é o sonho mais apoio ele tem por parte de toda a comunidade.

O Cuidado – o planejamento cuidadoso de estratégias e projetos que realizarão amplamente as expectativas de um conjunto de sonhos comuns. Respondendo a questão de como caminhar juntos cuidando de si, do outro e de um sonho comum ao mesmo tempo.

O Milagre – a ação do coletivo motivado pelas suas melhores qualidades e habilidades, munido da abundância de recursos existentes na comunidade, confiante pelos laços afetivos que o unem e motivado por seus melhores sonhos comuns. É um presente fora do comum que você dá a si e ao outro.

A Celebração – o reencontro após a jornada de ação para partilhar a alegria da realização conjunta, reconhecer e celebrar a contribuição de cada um na conquista coletiva. É quando a realização física e a experiência vivida ganham ainda mais sentido porque estão alimentando a celebração da vida.

Adoraríamos fazer um Guerreiro Sem Armas que não tivesse limite de participantes. Infelizmente não é possível, pois a estrutura e as comunidades envolvidas têm a capacidade de acolher 60 pessoas.

Para resolver a questão, criamos uma forma de seleção que acontece através de um jogo online chamado o CAMINHO DO GUERREIRO.

Você vai perceber que antes de chegar até aqui, poderá fazer muita coisa para mudar a si, ao outro e o mundo que te cerca.

Tudo na vida tem um custo
O custo por participante é de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Este valor cobre a participação integral nas atividades do programa, além de despesas de alojamento, deslocamento interno e alimentação (café da manhã e jantar). O almoço será realizado na comunidade por conta do participante (custo médio em torno de R$ 6,00 por refeição).

Os participantes devem levar roupa de cama e banho, repelente, itens de higiene pessoal, roupa de guerra, um traje típico do seu local de origem, um traje social, câmera fotográfica e filmadora (opcionais), material de desenho. Precisa de apoio para participar? Não desista antes de tentar!

A etapa de seleção é isenta de taxas. Depois, se você for selecionado e tiver limitações financeiras, estimulamos a captação de recursos e parcelamento do pagamento. Confiamos que encontraremos uma solução junto com você. Nossa meta é que ninguém fique de fora por razões econômicas.

Pré-inscrição
Se você tiver interesse em participar, preencha o formulário, para fazer sua pré-inscrição e receber por email o aviso do começo do jogo Caminho do Guerreiro III.

Quando é o próximo Guerreiro Sem Armas - Em janeiro de 2011

Onde?
Em comunidades localizadas na Baixada Santista, litoral de São Paulo (BR)

Welcome GUERREIROS SEM ARMAS


Guerreiros Sem Armas 2011 - Vila Pantanal - História

Equipe Mangue Seco - Butantan (Guerreiros Sem Armas 2011)

Semente do Afeto - Guerreiros Sem Armas 2011